Tuesday, November 15, 2005

E esta, hein?

Ontem de manhã senti-me uma mulher (sim que às vezes sinto-me um homem) cheia de invejas, e senti-me cheia de vergonha por pertencer a uma sociedade de fachada.

Passo a explicar os sentimentos que se apoderaram de mim enquanto lia uma notícia, num jornal diário que referia que o Ministro da Ciência e Tecnologia (que eu até admirava) vai reformular a entrada no ensino superior…a novidade reside no facto de não ser preciso ter o 12º ano de escolaridade para entrar numa instituição de ensino superior, e até os exames ad hoc deixaram de efectivar o seu papel porque num futuro próximo não serão os menos afortunados que se irão esforçar para fazer um teste e entrar no ensino superior, mas todos os preguiçosos irão usufruir de um sistema que recompensa o caminho fácil, a entrada fácil no ensino superior. (Já não bastava ser um caminho fácil para quem tem dinheiro e pode suportar os custos de Universidades Privadas de origem duvidosa!)

A minha inveja reside no facto de me ter esforçado para entrar no Ensino Público, à conta de mim e de mim própria e não ter tido uma palmada nas costas. (Que fosse um toque mais atrevido…qualquer coisa!!! Mas deixem que diga relativamente ao esforço: “Sabe bem, muito bem”!)

A minha vergonha, é um misto de emoções que se confundem com a desilusão, (porque acredito que é com boa vontade e trabalho que se faz um caminho sólido), e tristeza porque estamos a tentar a maquilhagem mais fácil e barata, isto é, com um maior número de licenciados subiremos uns degraus em direcção ao desenvolvimento dos grandes países. Mas afinal quem é se está a enganar?! Como toda a maquilhagem de má qualidade …um pouco de água e sai tudo. E depois assistimos sentados à criação de uma geração de facilidade e má qualidade. E afinal quem é quem para avaliar o que e como?
Para má qualidade já chega um Ensino Público Superior que de público nada tem e o pouco de social que tinha está perdendo, sem ninguém se queixar.
Viva o acesso à universidade, viva a igualdade de oportunidades, viva quem pensa por nós e no nosso futuro, viva!!!

Resumindo, na minha humilde opinião, os senhores que pensam o futuro da Educação deste

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

3:11 PM  
Blogger Marta said...

Resumindo, na minha humilde opinião, os senhores que pensam o futuro da Educação deste país, devem aprender a olhar o próximo e o outro. Depois devem reflectir qual a melhor forma de educar as pessoas a viver em sociedade, e a viver numa sociedade de bem. Tenho dito!!!

3:12 PM  
Blogger Marta said...

Caro Colega, fiquei muito triste ao ler o seu comentário ao meu comentário porque tocou numa coisa que me é muito sensível. (Não, não foi aí!) A QUESTÃO DA MEDICINA - dos médicos que se estão a formar, dos profissionais de saúde. Eu não sou a favor desse tipo de profissionais serem avaliados unicamente pelas suas elevadas médias. Eles não vão tratar de números, eles irão tratar de pessoas, será que ainda ninguém reparou nisso? As pessoas que seguem a àrea da saúde não deveriam pensar no prestígio, no estatuto, ou no ordenado. Deviam ver nesse futuro a dignidade de salvar vidas, de cuidar de pessoas de contactar com pessoas.
Mas ninguém avalia a capacidade desses profissionais como seres humanos, se são ou não capazes de amar e cuidar do próximo. Posso parecer utópica, mas para mim ser médico é ser habilitado cientificamente e ser dotado de um genuíno interesse em cuidar não somente de um corpo, mas também de uma alma. Tenho dito!!!

3:19 PM  

Post a Comment

<< Home