Monday, November 21, 2005

Muro das Lamentações

Em Jerusalém, o Muro das Lamentações, é um dos locais sagrados do judaísmo. Trata-se do único vestígio presumido do antigo templo de Herodes, erigido por Herodes o Grande no ano de 70 d.C. no lugar do templo de Jerusalém inicial. Os judeus vão orar no Muro das Lamentações e depositar seus desejos por escrito, conforme a tradição.

Proponho para este dia, a lamentação: Os Transportes Públicos.

Nem vou referir a forma como as pessoas são transportadas - este MURO não teria espaço, assim como o uso dos adjectivos a que iria recorrer seriam os mais apropriados para exibir neste espaço público.
A minha lamentação está relacionada com a noticia de hoje relativamente à redução do preço do gasóleo: "O preço dos gasóleos rodoviário e G Force da Galp estão mais baratos (...) a partir de hoje. Trata-se da quarta descida de preços da Galp Energia este mês(...)." In Público 21 de Nov. 2005

A minha lamentação surge quando proporcionalmente ao aumento dos combustiveis o preço dos títulos dos transportes aumentou também, senão estou em erro 4 vezes este ano. Eu estou aqui sentada à espera que me informem qual o valor da redução nos passes sociais resultante da redução dos combustiveis - que é curiosamente a 4ª redução. Eu já nem digo que seria justo, porque essa é uma palavra em desuso, mas agradecia que me explicassem como se eu fosse muito burra, porque é que as acções são unilaterais, só lesam um lado. Curiosamente é sempre o mesmo...Ao menos tu" meu" MURO, ao menos tu ...ouves-me!

7 Comments:

Blogger Marta said...

Exmo. Senhor Doutor, apraz-me dizer que para a idade que aparenta ter, o já ser formado é sem dúvida sinal de grande inteligência...ou não!
Por outro lado venho refutar o seu comentário:
"Em toda a história da economia portuguesa, nunca houve reduções..."
Temos aqui uma situação e acho por bem chamar o Fernando...então ele é reduzir nos funcionários públicos, ou reduzir no investimento público, reduzir nas despesas de educação, reduzir nas despesas da saúde,...chego a pensar que la parole "REDUÇÃO" é tão boa comme la mot "CONGELAMENTO", que é também muito usada para justifcar o não aumento das pessoas.
Antropológicamente falando, viver em sociedade é complicado, como Balandier explica a sociedade desenvolve mecanismos de regulação - e isto de acordo com uma análise histórica- fico a aguardar a regulação da sociedade por quem nela sociabiliza.
Por outro lado gostaria de propor para o próximo ano lectivo a frequência de duas cadeiras semestrais - Antropologia Histórica I e II, nada como vencer o maior "monstro" da Antroplogia,de seu nome Cabo Bojador ou como é conhecido no meio: Roberto Rolando. Quem alinha comigo?

2:55 PM  
Blogger Marta said...

no.one.99 por favor ilumina-me! Como estou desempregada e não tenho nada para fazer vou ficar aqui à espera que voltes novamente e me ilumines com a tua sapiência.
O problema é que tu referes que se calhar não tens tempo...então é uma doença terminal? Lamento
Lá vai o mundo perder mais um génio! Se entretanto as coisas não estiverem tão terminais e tiveres algum tempo POR FAVOR não te esqueças de dares as dicas, estou à espera...já que, parafraseando-o estou "em vias de???"

6:42 AM  
Blogger Marta said...

Caro no.one.99, estou de acordo com o aumento do preço das propinas do curso de antropologia, e também sou a favor de uma prova de selecção para a frequência do curso, porque após ler o rude comentário que fez, ASSEGURO que nem toda gente deve frequentar antropologia. Que por sua vez é uma disciplina demasiado preciosa e com um valor humano acrescido para que "pobres de espiríto" ( e esta sim é a maior pobreza) possam entender, nem digo avaliar porque isso já percebi que não é nem de longe a pessoa mais indicada. Aconselho um bom psiquiatra para cuidar dessas frustrações! De todo modo foi bom saber a sua opinião espero que não se importe que de futuro não comente os seus ignorantes comentários. Tenho dito!!!

1:14 PM  
Blogger Violeta Viole(n)ta said...

tentando ser educada, mas n conseguindo...
vai mas é chatear outros e ja q é td tao mau na antropologia q tal n pores aqui mais os pés, era 1 favor a ti e a nós ... boa?

3:38 PM  
Blogger Violeta Viole(n)ta said...

Errata: msg anterior dedicada com todo o amor e atenção ao nosso querido no.one.99

3:40 PM  
Blogger Violeta Viole(n)ta said...

tas perdoado!
volta ...
mas prá prox desanca nos medicos, nos gestores, sei lá, deixa os antropoólogos em paz, já temos q nos preocupar com o desemprego e com o lévi-strauss.

5:33 AM  
Blogger Marta said...

Caro no.one.99, eu percebo a tua irritação e mais se quiseres podemos ser amigos - se quiseres até podes ser o meu melhor amigo porque já vi que só tens qualidades. Primeiro és do F.C. do Porto e em segundo lugar vais ver Coldplay, por todos estes motivos e pelo pedido de desculpa acho que deves ser um fixxe. Estás perdoado, volta! Ah, BOM CONCERTO, e o F.C.P, já ganhou (espero eu!!!)

6:03 AM  

Post a Comment

<< Home