Wednesday, December 14, 2005

Natal e o paganismo!

Achei por bem partilhar os motivos porque não gosto do natal.

1) não gosto que me mintam: A Enciclopédia Britânica edição de 1946, afirma: "O Natal não era contado nas primeiras festas da Igreja..." "Não foi instituída por Cristo, nem pelos apóstolos, nem por autoridades bíblicas. Foi adquirida mais tarde do paganismo."
A Enciclopédia Americana, edição 1944, declara:
"O Natal...não foi, de acordo com muitas autoridades no assunto, celebrado nos primeiros séculos da Igreja Cristã, porque o costume cristão, em geral era celebrar a morte de pessoas importantes em vez do nascimento. A "comunhão", instituída por autoridade bíblica no Novo Testamento, é o memorial desse acontecimento (isto é, o nascimento de Cristo) no século IV. No século V, a Igreja Ocidental deu origem, para que fosse celebrada para sempre no dia da antiga festividade romana em honra ao nascimento do Sol, porque não se conhecia ao certo o dia do nascimento de Cristo."
http://www.str.com.br/Atheos/natal.htm

Em suma o Natal foi uma forma econnómica e política para unir o império romano - o crisitianismo. Assim o cristianismo incorporou características das festividades pagãs - as festividades do solistício do inverno.

Como é que os romanos celebravam o nascer do sol no céu do inverno? Com festanças e trocas de presentes. Santo Agostinho advertiu os cristãos para não comemorarem o dia 25 de Dezembro porque era um acto pagão.

Nem vou mencionar o gordinho vestido de vermelho e as origens comerciais a ele relacionadas.

2) não gosto de obrigações: Porque raio é uma reunião de família? E depois se eu não quiser estar com a familia é porque não gosto dela? Porque é que esse dia é tão importante? E os restantes dias? E porque é que todos tem que ser amigos uns dos outros e reunirem-se nesse dia? Eu não tenho que gostar da minha família, e ninguém me pode obrigar a gostar dela só nesse dia!

3) o abuso de comida: A gula é um dos sete pecados mortais. E pobre daqueles que veêm os excessos e passam fome. Nem me vou pronunciar sobre esse assunto porque me irrita.

4) Não gosto de gastar dinheiro por obrigação: Vá lá pessoal vamos todos endividarmo-nos para comprar prendas uns aos outros. Mais como a loja do 1€ tem grandes oportunidades, vamos consumir só por consumir, e comprar merdas para entulhar a casa dos nossos 500 AMIGOS a quem damos prendas.

Conseguia arranjar uma dezena mais de motivos para recusar que um dia possa ter tanta importância na vida de uma pessoa, podia aludir ao cansaço, à hipocrisia, ao consumo desnecessário, às origens pagãs de um feriado religioso - e o que esta frase implica. Mas só me ocorre dizer que cada um leva a vida da forma que quer e acredita no que quer, mas a mim ninguém me convida, ou convençe desta alegria fútil e vazia. Tenho dito se não sabem o que fazer a um 13º mês digam-me...

17 Comments:

Blogger Marta said...

Quero partilhar um desejo apropriado à época: Que o Pai Natal seja bondoso convosco e use vaselina. ;)

1:38 PM  
Blogger Marta said...

Despois de despejar uma ínfima parte da minha ira, se o natal existisse mesmo, se fosse permitido que o meu desejo mais desejado se realizasse: eu pediria como prenda, voltar atrás um ano na minha vida.

1:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

Cara Gaja La Bonne. Gostava de dar a minha opinião sobre as tuas razões.:)


1) não gosto que me mintam:

Ninguém te mentiu. Em termos religiosos o que se comemora no Natal é o nascimento de Cristo. Ninguém diz que Cristo nasceu nesse dia.. estão apenas felizes porque o Criador veio à terra e escolheram esse dia para o comemorar.Quanto à parte em que dizes que o Natal é uma festa económica... o Natal és tu! Portanto, o Natal será o que tu fizeres dele. Tenho uns amigos em Braga, que na noite de Natal tem uma tradição: Existe um jantar em que cada membro da familia cozinha qualquer coisa para contribuir para a festa. Desde os mais pequenos aos adultos, cada um faz uma coisa que será para se comer durante esse jantar. Depois fazem uma troca de prendas, em que é proibido oferecer coisas compradas. Cada pessoa tem de fazer as suas prendas. Acho que para esta familia o Natal não é consumismo. Existe um verdadeiro espírito natalicio. E eu, que não dou valor nenhum ao Natal... é apenas mais um dia... achei que esta tradição deles é espetacular.

2) não gosto de obrigações:

As reuniões de familia são boas ou más consoante o estado de espírito de quem as faz. Se todos forem para essa reunião com a tua mentalidade... de certeza que será um inferno. Porque, de novo, tu és parte da familia, portanto tu também ajudas a criar o ambiente.

3)o abuso de comida:

Aqui também quem abusa da comida és tu. Logo se não abusares da comida o teu problema está resolvido.

4) Não gosto de gastar dinheiro por obrigação:

Quem gasta dinheiro por obrigação apenas diz que não quer usar a imaginação. Ou porque não se quer dar ao trabalho, ou porque pura e simplesmente acha que a pessoa que vai receber a prenda não vale o esforço mental. Acho que se não queres gastar dinheiro e não queres usar a imaginação... então... faz como eu não ofereças nada. Às pessoas a que decido oferecer prendas, estas são personalizadas e feitas com carinho.


Ou seja, para resolver todos os teus problemas natalicios... basta mudares a tua mentalidade e maneira de fazer as coisas. A conclusão que tirei das tuas palavras é que o problema não está no Natal.. está em ti.

Eu concordo mais com o Loddur... não é tanto detestar o Natal... simplesmente é uma coisa que me passa ao lado.

7:40 AM  
Blogger Marta said...

Taz não compreendeste que EU NÂO FAÇO NADA, eu não compro prendas, não como demasiado, não faço nada ....simplesmente deixo esta época passar.
E não é por fazer nada que eu me passa ao lado, só ter que responder boas festas, IRRITA-ME, ao que eu não respondo. Mas não é por isso que eu deixo de ver, ouvir e sentir a futilidade.
A minha questão é porque é que os teus amigos não fazem isso noutro dia?
Por exemplo eu e umas amigas minhas escolhemos um dia para jantar e depois para trocar prendas que cada uma fez e achou que tinha a cara da outra, mas se queres que te diga nem me lembro do dia, porque não era uma imposição foi o dia que deu mais jeito às três.

Loddur concordo contigo até porque Jesus disse quando na época da sua morte,"persisiti em fazer isto minha memória", Jesus queria tanto que celebrassem o nasimento dele que não existem registros, podem existir palpites mas nunca um dia em específico.

QUANTO ao Doutor e ao no.one.99, não acredito que só se reunam uma vez por ano em família porque se isso acontecesse seria muito aborrecido estar com pessoas que a vida de um ano se resumia num ano e que até esse dia nem se lembram deles, até porque era preciso que institucionalizassem o dia dedicado às festividades do solstício do inverno para se verem...coitadinhos! Mas são as respostas como as vossas que me irritam,tipo: é pá não tenho mais nada para fazer porque é que não me hei-de deixar manipular?- só que pensam porque é que não hei-de fazer a vontade a toda esta instituição?
O que acontece é que na minha opinião vocês não tem vontade própria e deixam-se andar até porque assim nem se chateiam!
Ou então assumam que gostam do dia da festividade do solstício de inverno!

12:23 AM  
Anonymous Anonymous said...

Nunca fiz arvore de natal... nunca pendurei luzes nem bolinhas vermelhas pela casa.:) Não ofereço prendas de Natal a ninguém.
Simplesmente é uma época que me passa ao lado. Não me irrita, não me aborrece... apenas não lhe dou valor.

Quando digo que detesto o Natal, é mais pelo loucura que vejo à minha volta. Pessoas a pedirem emprestimos para comprar prendas (?!?!?)... toda gente compra tudo.

O que detesto no Natal é o que a época faz às pessoas que me rodeiam...

6:31 AM  
Blogger Marta said...

então temos os mesmos motivos! e as mesmas opiniões! ah e os mesmos comportamentos, claro que eu como sou mulher exagero mais um pouco, mas é mesmo de ser mulher!

10:03 AM  
Blogger Violeta Viole(n)ta said...

bem...
eu venho estragar a festa!
é 1 contradição q existe em mim, mas eu gosto do natal.
n devia pelas razoes q a la bonne aprfesentou e eu ate concordo, mas n consigo... aquele meu lado mais infatil e sentimental altera-se com o natal.
para mim é memsoum dia para tar com a minha familia, eu estou sempre com eles... até pq vivemos no memso predio, mas nesse dia contamos historias, o espirito é outro.
depois eu tenho sobrinhos e o natal pra eles é 1 loucura...
e eles acreditam q é o menino jesus q lhes da as prendas e o pai natal.
gosto de estar em obidos, na casa q foi dos meus avos com a minha familia no calor da lareira.
gosto de ver a minha mae e a minha tia passarem o natal juntas depois de tantos anos q o tiveram de passar sozinhas.
gosto de evocar a memoria da minha avo nesse dia.
goto da cimida.
gosto do presepio. desde miuda q ia sozinha com a minha mae apanhar musgo pra o faezr.
e pra quem n sabe eu n vovi com os meus pais ate aos 9 anos de idade, por isso... ali criamos a nossa tradição.
mãe e filha atras de musgo...lol
se calhar ateé dai q vem a minha paranoia com cogumelos.. pq se vem tantos na altura.
compro prendas...
admito q para os miudos épor imposição, para o resto da familia n.
sabem q nessa altura se recebe o subsidio de natal e na minha familia tb ha outra tradição.
como o dinheiro n abunda e nessa altura ha mais compra-se as coisas q precisamos nessa altura. por isso as nossas prendas n sao simbolicas, sao as necessarias.
como os sapatos ou as camisolas pro inverno. ate a os endredons sao oefrecidos nessa altura.
e eu gosto, gosto de partilharmo isso.
gosto de abrir a camisoal de la q tanto preciso junto daqueles q mais amo... pq é verdade... amo-os. adoro a minha familia e e sim... o natal pra nos ( a nivel de sentimento ou proximidade) é 1 dia igual aos outros...
mas no entanto nos tornamo-lo magico...

5:04 AM  
Blogger Violeta Viole(n)ta said...

errata: se vem tantos = se vêem tantos

5:09 AM  
Anonymous Anonymous said...

Não te preocupes Violenta.. existem mais pessoas que concordam ctg que pessoas que concordam comigo!:)
Espero que tenhas um optimo Natal com a tua familia!:):*

12:04 PM  
Blogger Violeta Viole(n)ta said...

Obrigada!!

3:06 AM  
Blogger Marta said...

Eu espero que todos tenham uma excelente vida e sucessivos dias em familia e com a familia! A magia a meu ver esta em tornar os dias magicos e esses dias podem ser quaisquer dias. Mas e uma opiniao, a minha!

4:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

Parece um episodio do Gato Fedorento.:)
Então eu desejo a todos uma vida feliz e uma vida após a morte muito feliz também!:)

3:11 AM  
Blogger Marta said...

bem na sequencia da ultima mensagem cumpre/me informar que s]o aceito a primeiro parte dos desejos, aceito os desejos de uma boa vida em vida, relativamente a vida depois da morte, peco desculpa mas nao aceito! eu nem acredito nela!!! Nao tenha eu uma boa vida agora....

2:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

Mesmo que não acredites.. se ela existir .. eu quero tenhas uma boa!:)

3:06 PM  
Blogger Violeta Viole(n)ta said...

e eu quero ser boa!!

9:33 AM  
Blogger Marta said...

olhem desculpem estar tão lamechas, prometo que a partir de hoje não me vou lamentar. A minha vida podia ser pior...imaginem que tinha a cara da Manuela Mouraguedes ...isso sim...isso é que era mau!

10:15 AM  
Blogger Marta said...

estou doente, eu nunca vi o peugo do senhor Roberto Rolando onde é que eu andei nesses dias???? Digam-me que raio de pessoa vou ser no futuro? O que vai ser da minha vida?

3:44 PM  

Post a Comment

<< Home